Picanha: um corte famoso e irresistível

Picanha: um corte famoso e irresistível

Ao pensar em churrasco ou no preparo de uma carne, a picanha é sempre referenciada, uma das primeiras opções de corte nobre, que cabe no bolso e que faz parte do gosto de muitas famílias.

Essa carne, porém, pode ser ainda mais aproveitada se a pessoa que a está preparando conhecer algumas características, tipos de cortes e possíveis preparos da picanha, oferecendo pratos incríveis para todos.

Para entender melhor como trabalhar com a picanha e quais os pontos de atenção, continue lendo e não corra o risco de perder o corte!

Características marcantes da picanha

Mesmo variando de acordo com a peça, a picanha é conhecida por sua maciez e sabor. Essas características são consequência da gordura que acompanha a carne, assim, é importante manter essa capa de gordura na hora de assar ou grelhar as peças e bifes.

Após a carne ficar suculenta e no ponto desejado, se a pessoa não gostar da gordura poderá retirar essa parte, porém, não antes do processo já estar finalizado.

Outro ponto é o peso e tipo da picanha. Geralmente as peças variam dependendo do tamanho do animal, porém, as características da carne são bem conhecidas. Fique ligado para não levar outras partes indesejadas junto!

Assim, é interessante atentar-se ao formato da peça para entender como trabalhar com ela posteriormente. Se a picanha for próximo de algo mais triangular, por exemplo, há menos chances de levar parte da peça em coxão duro e oferecer uma carne mais dura.

Tipos de cortes e preparos

Além dos pontos anteriores, os tipos de cortes influenciam tanto no preparo quanto no sabor da picanha. Com isso, aprenda 03 das principais formas de manipular a carne sem estragar suas características e ressaltando o sabor:

Picanha, tipos de cortes

Peça de picanha inteira

Para usar a peça inteira, basta salgar e colocar a picanha inteira na churrasqueira, contando aproximadamente 40 minutos. Nesse tempo, é necessário assar a peça com a gordura para cima na maior parte do tempo, separando apenas 15 minutos para virar o alimento e assar dos dois lados.

Cortes para grelhar

Se você quiser cortar o alimentos e prepará-lo pouco a pouco, outra dica é cortar em fatias mais grossas para que, na hora de grelhar, elas não ressequem e percam o gosto. Esses bifes irão para a grelha sem o espeto, basta salgá-los e ficar de olho no ponto desejado.

Opções no espeto

Para uma boa picanha no espeto, o churrasqueiro deve cortar também em fatias grossas em formato de meia-lua, temperar e colocar no espeto de acordo com a quantidade de bifes permitidas. Depois, basta assar e aguardar o ponto certo.

Todas essas opções de cortes de picanha podem ser acompanhadas com arroz branco ou integral, risotos, saladas frescas, farofas e receitas de acordo com o gosto dos envolvidos. Porém, vale a pena optar por acompanhamentos mais leves e que acentuam o sabor da carne, tornando ela o ingrediente principal.

Gostou das dicas e informações sobre a picanha? Quer testar as opções? Procure nossa Picanha Arvoredo nos supermercados e comece os testes sem perder tempo!

Frigorífico Arvoredo

Frigorífico Arvoredo

O Frigorífico Arvoredo conta com uma linha completa de carnes saborosas, macias, suculentas e de qualidade para garantir a sua satisfação e oferecer o melhor a quem você ama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *