Higienizar os alimentos já faz parte da rotina, mas como você cuida da tábua de corte da sua cozinha? Sabia, que dependendo do material que ela é feita, pode lhe trazer muitos problemas?
Pois é! A tábua de corte é um utensílio muito comum em todas as cozinhas e extremamente útil durante a preparação de qualquer prato. Porém, alguns cuidados devem ser tomados na escolha do material, na higienização e na vida útil de cada uma.
Continue a leitura e confira algumas dicas que vão lhe ajudar a escolher e manter a sua próxima tábua de corte!
A quantidade ideal
O primeiro fator a se analisar é quantas tábuas de corte você vai precisar. Sim: mais de uma!
O ideal é que toda cozinha tenha uma tábua para cada grupo de alimentos, com o objetivo de não correr riscos de contaminação cruzada (quando bactérias são transmitidas de um alimento contaminado para outro). Neste caso, tenha uma para carnes cruas, outra para vegetais crus e outra para alimentos cozidos, por exemplo. Para o churrasco, é do mesmo jeito: uma para preparação da carne crua e outra para cortá-la e servi-la após assada.
O tamanho que você precisa
Um fator de grande atenção é o tamanho da tábua: é preciso analisar cada possibilidade de uso para escolher o que vai lhe atender melhor.
Como o ideal é ter uma para cada alimento, estas devem estar de acordo com o que será cortado. O tamanho médio é sempre funcional, mas também – quando for escolher a tábua de corte ideal para a carne assada, por exemplo, – deve-se optar por um tamanho maior e que comporte os pedaços de carne.
A escolha do material
Aqui está um dos pontos mais críticos desta tarefa! O material ideal para tábuas de corte gera bastante discussão por especialistas, chegando até à situação de, nos últimos anos, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter proibido que restaurantes utilizem utensílios de madeira, por ser um material poroso que possibilita que bactérias se instalem nas ranhuras da superfície e se proliferem com mais facilidade.
Em vista disso, sobram dois materiais muito indicados para ter em sua cozinha: a tábua de vidro temperado ou a de plástico com tratamento contra o acúmulo de bactérias.
A de vidro tem como ponto negativo o que ela causa nas facas, pois faz com que elas fiquem sem fio muito mais rápido. Entretanto, tem como pontos positivos a durabilidade e a facilidade na hora da higienização. Já as de plástico, o ponto forte está na sua composição que ajuda nos cortes, e a parte negativa está na sua durabilidade.